A casa do Japa

Miya é o primeiro restaurante do
chef Flávio Miyamura

Aos 31 anos e com currículo de dar inveja, o chef Flávio Miyamura embarcou em 2012 em sua primeira aventura solo, o Miya. Localizado na ascendente região da Vila Madalena / Pinheiros, mais precisamente no número 47 da Fradique Coutinho, o restaurante é um refúgio para quem procura boa gastronomia a preços convidativos.

Em seu currículo, destacam-se passagens por restaurantes tradicionais e de treinamento rígido– caso do Shin Zushi – e contemporâneos, como o D.O.M., onde começou como estagiário e terminou como subchef. Flávio também participou de uma temporada do programa Mesa pra Dois, do GNT, ajudando o chef Alex Atala. Foi ali que apelido Japa ficou famoso.

Entre 2007 e 2011 esteve ao lado dos gêmeos catalães Sergio e Javier Torres, como chef executivo nos restaurantes eñe de São Paulo e Rio de Janeiro. Por sua capacidade de unir a delicadeza japonesa à pureza da cozinha espanhola, Miyamura deixou suas marcas. Uma de suas criações mais famosas o Cochinillo Crujiente con Manzana (Leitão Crocante com Maçã), vencedor do prêmio Paladar 2008 na categoria “Carne de Porco”, é até hoje um dos favoritos dos clientes do eñe.

Fugindo de exageros, Miyamura apresenta receitas com forte identidade em sabor, técnica e estética. O cardápio destaca dedicação aos ingredientes, verdadeira inspiração do chef, que vão de hambúrguer à foie gras, passando por matérias-primas japonesas como yuzú (fruta cítrica) e furikake (tempero).

Na seleção de pratos principais, mais uma dezena de pratos promete manter os comensais interessados.

Em sua casa, Flávio finca os pés no chão. O objetivo é apresentar receitas descomplicadas, com ingredientes especiais e manter o clima descontraído. Para batizar, a palavra japonesa Miya reflete bem a sensação do chef em relação a sua nova empreitada: significa templo – além de ser parte de seu nome, claro.

O Chef